Lançamento

Site do Diário Popular ingressa em nova fase

O diferencial não está presente somente em sua aparência, mais dinâmica e com inúmeras possibilidades de destaques

Paulo Rossi -

Atuante na sociedade através de importantes coberturas para a Zona Sul, o site do jornal Diário Popular ingressa em uma nova etapa a partir desta terça-feira (4). A plataforma foi completamente reformulada e novas ferramentas elaboradas para proporcionar mais interação entre jornalistas e comunidade em um processo mútuo de construção. Para que o trabalho seja concluído, basta agora que você acesse ao endereço e comece a desbravar as novidades que preparamos para você.

O site existe desde 1997, mas somente em 2009 recebeu o visual atual, utilizado até esta segunda. Deixou de ser um espaço destinado apenas à reprodução de conteúdo produzido pela redação para ser o destino de milhares de pessoas interessadas em informações instantâneas. Ganhou uma equipe própria de jornalistas.

O diferencial não está presente somente em sua aparência, mais dinâmica e com inúmeras possibilidades de destaques. Vai além. O novo projeto dá mais ênfase a fotos e vídeos, por exemplo. “O site dá um grande salto de qualidade e proporciona mais possibilidade para destacarmos com qualidade os acontecimentos da Zona Sul”, avalia o coordenador de Web, Giacomo Bertinetti.

Uma das grandes novidades é a editoria de Esportes, uma das mais acessadas diariamente. A partir de agora os torcedores rubro-negro, áureo-cerúleos e tricolores terão a oportunidade de filtrar o conteúdo da editoria e receber somente as atualizações de seu clube, sem deixar de ficar por dentro do que acontece no campo do rival.

O projeto saiu do papel através das mãos dos profissionais da produtora WD House, situada no município de Rio Grande. O trabalho foi desenvolvido com um propósito: criar um ambiente agradável e de fácil acesso, que fidelize o leitor. “Melhoramos o desempenho do site. Portanto, esperamos que o leitor sinta-se mais à vontade durante suas visitas”, explica o diretor de desenvolvimento da empresa, Anderson Vaz. A partir de agora, a expectativa é trabalhar no desenvolvimento de plataformas para mobile e tablets. O servidor do Diário Popular on-line utiliza a melhor tecnologia disponível da Vetorial.net.

História com a comunidade
Desde que entrou em sua versão atual, a equipe de jornalistas aprimorou uma outra maneira de interagir com a comunidade, mais dinâmica e focada na instantaneidade. Na avaliação do editor-chefe do jornal Diário Popular, Pablo Rodrigues, o veículo possui um público leitor que produz grande demanda, portanto, será necessário nessa etapa que o leitor se integre às mudanças e participe do processo de construção da notícia. “Nossa proposta está no nível de qualidade de outros veículos nacionais”, avalia.

Comercial
A ideia é que o portal sirva também como mais uma oportunidade de divulgação para os empreendimentos instalados em Pelotas e região. O gerente comercial do Diário Popular, Rogério Caldellas, afirma que o mercado anunciante busca constantemente por inovação, para aumentar as visualizações dos negócios anunciados. “A barra de rolagem será muito maior, o que aumenta o espaço comercial. A grande novidade é que o site proporciona maior harmonia entre leitores e anunciantes”, projeta.

Inicialmente o novo site passará por um período de adaptação, no qual todo o conteúdo ficará disponível aos internautas. No dia 4 de janeiro, o conteúdo completo será reservado apenas para assinantes, que poderão optar entre pacotes combinados com a edição impressa. O conteúdo básico ficará disponível sem custo algum a todos os internautas.

Coberturas de destaque
Talvez a cobertura da enxurrada que destruiu parte dos municípios de São Lourenço do Sul e Turuçu em março de 2011 tenha sido uma das mais importantes da história do site. Equipes de web e impresso percorreram os municípios da Zona Sul e transmitiram informações em tempo real através da plataforma.

Um dos picos de audiência do site aconteceu no dia em que foi realizado o clássico Bra-Pel nº 350, realizado em agosto. Pela primeira vez, o jogo foi transmitido ao vivo pela internet, com suporte da Vetorial.net para a transmissão. A transmissão viabilizou-se através de uma parceria firmada entre Diário Popular e o site Rede Esportiva. A repercussão foi tão grande na internet que de acordo com o levantamento coordenado pela professora do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Raquel Recuero, foram 5.658 tweets sobre o Bra-Pel. Entre os perfis mais mencionados, lá estavam os parceiros da transmissão: @diariopopularRS e @redeesportiva.

Novidades
Cultura e entretenimento: a partir de agora, a agenda de cinema ocupará espaço importante no novo design do site. Além do resumo do filme em cartaz, o internauta terá acesso ao trailer do filme.
Eventos: a agenda da região será construída pelo próprio internauta. Após o cadastro do acontecimento e aprovação da equipe de jornalismo, integrará o calendário do site.
Esportes: há uma página personalizada para cada time da região. O material é especializado para o torcedor que não abre mão de ficar por dentro das notícias de seu time.
Colunistas: Flávio Mansur e Marina Oliveira também têm lugar de destaque. As fotos dos eventos da Zona Sul serão publicadas em maior resolução.
Espaço do leitor: a área canaliza todas as plataformas de interação com o leitor. O limite de envio de fotos e vídeos aumentou, o que aumenta a interação do leitor com o jornalismo diário.
Interatividade: o aumento das atualizações nas redes sociais também faz parte do projeto. As principais plataformas, como Facebook e Twitter, são o principal alvo da ação.

A notícia nas ondas da internet
O recorde de acessos em 2012 foi no mês de outubro, devido à cobertura das eleições municipais. O primeiro turno registrou mais de 38 mil acessos.
O mês encerrou com aproximadamente 640 mil visitas.
As visualizações de página ultrapassaram três milhões no mesmo período.
Os acessos através de smartphones ultrapassam o número de 32 mil.
10 mil curtidas no facebook.
13,5 mil seguidores no Twitter.

Editorias mais acessadas
Polícia
Política
Esporte
Geral
Cultura

Origem dos acessos
Pelotas - 61,08%
Porto Alegre - 8,68%
Rio Grande - 5,61%
São Paulo - 5,40%
Rio de Janeiro - 1,27%
Observação: os outros municípios somam 17% restante dos acessos

Fonte: Google Analytics

Faça parte da notícia
Facebook
Twitter

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Conselhão recebe resultado de consultoria sobre pedágios

Central de Regulação auxilia no encaminhamento dos leitos Próximo

Central de Regulação auxilia no encaminhamento dos leitos

Deixe seu comentário